12/06/2025 às 15h05 - Atualizado em 12/06/2025 às 15h07

Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas

COMPARTILHAR

Data: Maio/2025

 

Resumo:

A pesquisa “Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas” buscou compreender como as situações de violências relacionadas ao preconceito e a discriminação se manifestam no ambiente escolar da rede pública do Distrito Federal, especialmente as diferentes formas em que se expressam, suas causas, consequências, formas de enfrentamento e possíveis soluções. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados a estudantes, professores e gestores, além de grupos focais com professores, gestores e conselheiros tutelares. A pesquisa surgiu diante da necessidade de consolidar informações sobre a violência escolar, com foco em preconceitos relacionados à LGBTI+fobia, misoginia, racismo e capacitismo. Casos recentes de racismo e episódios graves de violência nas escolas motivaram o estudo. Compreender o perfil e as vivências dos estudantes é fundamental para apoiar a criação de políticas públicas eficazes no enfrentamento da violência escolar.

 

Produtos da pesquisa:

Relatório Mapeamento de Ações Sumário Executivo

 

Dados da pesquisa:

Base de dados Estudantes

Base de dados Gestores e Professores 

Dicionário Estudantes, Gestores e Professores

Questionário Estudantes

Questionário Gestores

Questionário Professores 

Script Estudantes

Script Estudantes ETL

Script Gestores e Professores

 

Como citar:

IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas. Relatório. Brasília: IPEDF, 2025.

 

IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas. Mapeamento de ações governamentais de enfrentamento ao bullying nas escolas do Brasil e do Distrito Federal (2000-2024). Brasília: IPEDF, 2025.

 

IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas. Sumário executivo. Brasília: IPEDF, 2025.