Notícia Aberta
Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas
COMPARTILHAR
Data: Maio/2025
Resumo:
A pesquisa “Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas” buscou compreender como as situações de violências relacionadas ao preconceito e a discriminação se manifestam no ambiente escolar da rede pública do Distrito Federal, especialmente as diferentes formas em que se expressam, suas causas, consequências, formas de enfrentamento e possíveis soluções. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados a estudantes, professores e gestores, além de grupos focais com professores, gestores e conselheiros tutelares. A pesquisa surgiu diante da necessidade de consolidar informações sobre a violência escolar, com foco em preconceitos relacionados à LGBTI+fobia, misoginia, racismo e capacitismo. Casos recentes de racismo e episódios graves de violência nas escolas motivaram o estudo. Compreender o perfil e as vivências dos estudantes é fundamental para apoiar a criação de políticas públicas eficazes no enfrentamento da violência escolar.
Produtos da pesquisa:
Relatório | Mapeamento de Ações | Sumário Executivo |
| | |
Dados da pesquisa:
– Base de dados Gestores e Professores
– Dicionário Estudantes, Gestores e Professores
– Script Gestores e Professores
Como citar:
IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas. Relatório. Brasília: IPEDF, 2025.
IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas. Mapeamento de ações governamentais de enfrentamento ao bullying nas escolas do Brasil e do Distrito Federal (2000-2024). Brasília: IPEDF, 2025.
IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Bullying no ambiente escolar do Distrito Federal: percepções e implicações práticas. Sumário executivo. Brasília: IPEDF, 2025.