1.2. ANÁLISES SOCIAIS E INDICADORES SOCIAIS
Análises e Estudos de Políticas Sociais
A Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DIPOS) oferece, também, diferentes tipos de produtos de pesquisa, assessoria, consultoria ou avaliação, listados e descritos a seguir:
1.2.1. Estudos Sociodemográficos
Análises sociodemográficas de grupos específicos: Trata-se da análise das principais características sociodemográficas de um determinado grupo populacional do Distrito Federal, em especial segmentos que demandam políticas sociais transversais como: idosos, crianças, mulheres, negros e jovens.
1.2.2. Estudos de tradução do conhecimento
Revisões rápidas – estudos de revisão sistematizada da literatura que demandam uma pergunta de pesquisa específica e apresentam evidências (estudos) que respondam à pergunta de interesse. Têm como características principais a flexibilidade e agilidade em sua construção.
Síntese de evidências – estudos que apresentam opções de políticas públicas/intervenções para enfrentar um determinado problema. As opções são elencadas a partir de evidências (estudos) locais, nacionais ou internacionais que, por sua vez, são levantadas de acordo com uma metodologia sistemática e transparente que considera, entre outros aspectos, a qualidade metodológica desses estudos e sua adaptabilidade ao contexto local.
Mapas de intervenção – mapas que consolidam as evidências disponíveis sobre diferentes intervenções e seus prováveis efeitos para determinado problema de política pública. Os mapas de intervenções servem para identificar a quantidade e a qualidade das evidências sobre determinadas políticas, auxiliando na identificação de lacunas existentes em relação a evidências para intervenções em problemas de gestão pública.
1.2.3. Estudos sobre implementação de políticas públicas sociais
Avaliação de processo/implementação de políticas sociais – analisa como têm-se implementado os processos necessários para concretizar políticas sociais. Pode informar sobre como tem sido a entrega, se os produtos estão sendo entregues de maneira adequada e com qualidade, qual a percepção dos beneficiários e demais envolvidos na implementação.
Avaliação de impacto de políticas sociais – busca identificar os impactos e efeitos resultantes de políticas públicas sociais em relação ao que fora planejado.
Avaliação econômica de políticas sociais – busca responder sobre a relação entre custo e benefício de uma política pública social.
1.2.4. Pilotos de políticas públicas sociais alinhadas a insights comportamentais
Experimentos para testar se, adaptações ao desenho de políticas públicas sociais alinhadas às ciências comportamentais, de fato funcionam.
1.2.5. Indicadores e Índices Sociodemográficos:
1.2.5.1. Construção de indicadores e índices
Os índices e indicadores sociais consistem em formas de medir e avaliar determinadas tendências, contextos e aspectos da realidade social. São modelos simplificados da realidade que facilitam a compreensão dos fenômenos, eventos ou percepções, de modo a aumentar a capacidade de comunicação de dados brutos e de adaptar as informações à linguagem e aos interesses dos diferentes atores sociais.
1.2.5.2. Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)
O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DIPOS) e tem por objetivo mensurar vulnerabilidades sociais da população do Distrito Federal, de acordo com as regiões administrativas de residência. O índice é formado por vinte e quatro indicadores, distribuídos entre quatro dimensões: infraestrutura e ambiência urbana; capital humano; habitação; e renda e trabalho.
1.2.5.3. Retratos Sociais
Retratos sociais: são diversas análises descritivas de indicadores sociodemográficos/socioeconômicos de segmentos específicos da população do Distrito Federal, como crianças, jovens, idosos, mulheres, negros, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+, realizadas pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais – DIPOS, com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD). Os documentos são úteis para conhecer o perfil desses públicos e algumas das desigualdades socioeconômicas que os afetam.
Quem pode acessar?
– Pessoa física ou jurídica – gestores públicos e demais cidadãos.
Qual o prazo de resposta?
– Dados constantes no site do IPEDF Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no site levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão.
Qual o valor do serviço?
– Gratuito.
Como solicitar os dados ao IPEDF Codeplan?
– Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo:
2.3.3. Estudos sobre conjuntura econômica
Boletim de Conjuntura do Distrito Federal – Análise conjunta dos indicadores macroeconômicos do nível de atividade econômica do Distrito Federal cujo objetivo é dar publicidade aos dados do Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon/DF). Adicionalmente, avalia-se o comportamento dos dados divulgados sobre o desempenho do comércio (Pesquisa Mensal do Comércio – PMC) e do setor de serviços (Pesquisa Mensal de Serviços – PMS), bem como a performance do mercado de trabalho e de acompanhamento dos preços praticados na Capital Federal.
Informes econômicos mensais – Disponibilização de informações mensais sobre o comportamento dos segmentos de comércio (PMC) e de serviços (PMS), da inflação, do mercado de trabalho formal e da balança comercial do Distrito Federal. O objetivo é fornecer informações tempestivas que permitam avaliar o ritmo de crescimento da economia local.
Preços ao Consumidor – Análises Mensais e Indicadores da Inflação Medida pelo IPCA/DF e INPC – Disponibilização de boletins mensais contendo análises sobre a inflação no Distrito Federal, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como uma avaliação do impacto do aumento de preços sobre as diferentes famílias do DF por meio do IPCA por faixa de renda calculado pelo IPEDF Codeplan, a partir dos dados fornecidos pelo IBGE.
2.3.4. Contas Regionais
PIB-DF – Fornece os indicadores do Produto Interno Bruto Anual do Distrito Federal (PIB-DF), discriminado por Grandes Setores Produtivos (Serviços, Indústria, Agropecuária). O Produto Interno Bruto é o principal indicador da análise de desempenho econômico de uma região ou país. Representa a soma de bens e serviços finais produzidos durante determinado período de tempo, permitindo mensurar a renda gerada na economia pelos diversos agentes produtores.
Índice Trimestral do Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon/DF) – O indicador permite acompanhar e avaliar trimestralmente, o desempenho da atividade econômica do Distrito Federal, com melhor compreensão e com informações mais atualizadas, sobre o desempenho da economia local, por setor e subsetor de atividade.
2.3.5. Anuário Estatístico do Distrito Federal:
Publicação anual do IPEDF – Codeplan que reúne um grande número de dados e informações, sob a forma de séries estatísticas da realidade local, como aspectos físico-territorial, demográfico, socioeconômico, financeiro e administrativo do Governo do Distrito Federal, produzido desde 1977. As séries de dados e informações são sistematizadas e consolidadas ao longo do tempo, de forma a atender demandas do setor privado, das universidades e, especialmente, do setor público, subsidiando ações e diretrizes de planejamento e de formulação de políticas públicas. O Anuário Estatístico foi reformulado e está sendo apresentado em forma digital.
2.3.6. Avaliações de Políticas Públicas Socioeconômicas:
O IPEDF – Codeplan realiza estudos de viabilidade e avaliações de políticas públicas específicas com o intuito de aprimorá-las com base em evidências e otimizar os gastos públicos. Os trabalhos realizados ficam disponibilizados no site do IPEDF Codeplan.
2.3.7 Projeções populacionais:
Estudos que apresentam estimativas e projeções da população do DF para cada ano e sua distribuição por diferentes componentes demográficos ou geográficos, como Região Administrativa, sexo, faixas etárias etc.
Quem pode acessar?
– Pessoa física ou jurídica – gestores públicos e demais cidadãos.
Qual o prazo de resposta?
– Dados constantes no site do IPEDF Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no site levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão.
Qual o valor do serviço?
– Gratuito.
Como solicitar os dados ao IPEDF Codeplan?
– Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo:
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222