25/02/2025 às 15h18 - Atualizado em 12/06/2025 às 16h54

Trabalhos (re)produtivos realizados por mulheres e homens Diferenças no uso do tempo no Distrito Federal

Trabalhos (re)produtivos realizados por mulheres e homens Diferenças no uso do tempo no Distrito Federal

COMPARTILHAR

Data: Março/2022

 

 

Resumo:

Este estudo apresenta e discute alguns dos resultados da pesquisa sobre uso do tempo por homens e mulheres para trabalhos não remunerados realizada pela Codeplan e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Mais especificamente, apresenta resultados sobre uso do tempo em trabalhos reprodutivos realizados por mulheres e homens no Distrito Federal. Também foram coletados dados sobre outros dois tipos de trabalhos não remunerados: trabalho de produção para autoconsumo e trabalho voluntário. O documento está dividido em apresentação, uma seção sobre a metodologia, outra sobre resultados e uma última que problematiza esses resultados.

 

Link para a notícia:

Mulheres dedicam até 10h semanais a mais que homens em trabalhos domésticos e de cuidados com terceiros

 

Apresentação dos resultados:

 

Produtos da pesquisa:

1º texto publicado Estudo Sumário Executivo

 

https://doi.org/10.29327/5131252

 

https://doi.org/10.29327/5106698

 

Base de dados da pesquisa: 

Microdados PED DF 2020-2021 (.txt)

Documentação sobre a base

 

Como citar:

CODEPLAN – COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. Diferenças no uso do tempo entre mulheres e homens no Distrito Federal: resultados preliminares da Pesquisa Uso do Tempo em Trabalhos Não Remunerados. Nota técnica. Brasília: Codeplan, 2021.

 

CODEPLAN – COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. Trabalhos (re)produtivos realizados por mulheres e homens no DF – Resultados da pesquisa sobre uso do tempo. Estudo. Brasília: Codeplan, 2022.

 

CODEPLAN – COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. Trabalhos (re)produtivos realizados por mulheres e homens no DF – Resultados da pesquisa sobre uso do tempo. Sumário executivo. Brasília: Codeplan, 2022.