Notícia Aberta
IPEDF seleciona pesquisadores para estudo inédito sobre religiões afro-brasileiras no DF
O projeto oferece cinco bolsas remuneradas para mestres; inscrições vão de 30 de junho a 7 de julhoCOMPARTILHAR
O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) lançou a Chamada Pública nº 1/2025 para seleção de pesquisadores(as) interessados(as) em atuar no projeto “Percepções sobre religiões e crenças de matrizes africanas e afro-brasileiras no Distrito Federal”. O edital oferece cinco bolsas, no valor de R$ 4.250,00 mensais, destinadas a profissionais com título de mestrado e experiência em pesquisas qualitativas.
O projeto tem como objetivo compreender como a violência religiosa e o racismo religioso se manifestam no Distrito Federal, a partir da escuta de praticantes de religiões como Umbanda e Candomblé, análise de denúncias registradas e entrevistas com gestores públicos que atuam na linha de frente do atendimento a essas vítimas. Também será realizado um mapeamento de boas práticas e políticas públicas implementadas em outros estados brasileiros para o enfrentamento dessas violências.
Entre os critérios exigidos, estão a experiência com entrevistas semiestruturadas, transcrição e análise de dados qualitativos. Uma das vagas é destinada a candidatos(as) negros(as), conforme previsto na instrução normativa do IPEDF.
As inscrições devem ser feitas de 30 de junho a 7 de julho de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível no site do IPEDF (www.ipe.df.gov.br) e envio da documentação exigida para o e-mail: selecaoedital01.2025@ipe.df.gov.br.