Desde o início de 2011, com a posse do governador Agnelo Queiroz, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, empresa pública integrante da estrutura administrativa de planejamento governamental do Distrito Federal, vem passando por transformações técnicas e administrativas importantes.
Essas mudanças visam recuperar e atualizar a finalidade para a qual a companhia foi criada no sentido de realizar estudos e pesquisas econômicas e sociais, objetivando, conforme o PPA 2012-2015, organizar e administrar um sistema de informações estratégicas, de modo a orientar a tomada de decisão em diversos níveis de governo.
Com o empenho de seus funcionários, a CODEPLAN deu continuidade à Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD e resgatou a Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED. Em relação ao Produto Interno Bruto – PIB do Distrito Federal, a empresa inovou ao acompanhar trimestralmente a economia local através de um novo indicador (Índice de Desempenho Econômico – Idecon/DF), além de criar uma base de dados censitários do IBGE georeferenciados por região administrativa.
Ao mesmo tempo, inaugurou uma nova agenda de estudos e pesquisas referentes às políticas sociais e ao acompanhamento e avaliação do Plano DF Sem Miséria e do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Distrito Federal – ODM-DF e dos dez municípios de sua Área Metropolitana, além de outras políticas públicas voltadas à proteção e promoção social e às políticas transversais.
Para o próximo ano, mediante cooperação entre o DF, o Estado de Goiás e a União, a CODEPLAN irá inaugurar outra fase de elaboração de estudos e pesquisas, envolvendo a produção e a análise de dados e informações para o planejamento e o desenvolvimento integrado do DF e de sua Área Metropolitana.
Artigo publicado também no Jornal de Brasília, em 24/11/2012