6/05/24 às 10h50 - Atualizado em 23/05/24 às 10h28

Avaliação de emissões de Gases de Efeito Estufa

Data: Maio/2024

O Projeto “Avaliação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de ações governamentais” tem por objetivo auxiliar na integração e articulação de políticas públicas a fim de que as ações propostas pelos diversos órgãos setoriais, em universo de curto e médio prazo, honrem o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o enfrentamento às mudanças do clima no Distrito Federal (DF).

O projeto propõe o estabelecimento de um método para avaliar o potencial aumento ou redução de emissão de GEE de ações, projetos e intervenções. Para isso, foi desenvolvida Ferramenta de Cálculo para simular e estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de diferentes iniciativas que impactam nos setores de Mudança de Uso do Solo, Mobilidade, Consumo energético e Resíduos, utilizando dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD 2021) e fatores de emissão específicos para o DF.

As diferentes etapas e conclusões da pesquisa estão sistematizadas nos seguintes materiais:

Relatório 1: Síntese de evidências: a partir de evidências de Inventários de emissão de Gases de Efeito Estufa e Planos de Adaptação, Mitigação ou Ação Climática em 8 capitais brasileiras e no Distrito Federal (DF), avalia como os governos se posicionam em relação às ações governamentais de enfrentamento e compara as propostas do DF e seus instrumentos em relação a outras capitais do Brasil.

Relatório 2: Padrão de emissões das diferentes áreas do DF: investiga a conexão entre os padrões de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e os parâmetros associados à configuração urbana, como a cobertura vegetal nas áreas urbanas, a estrutura dos tecidos urbanos, o tamanho dos lotes, o número de domicílios e a estimativa populacional. Além disso, analisa como esses padrões estão relacionados à renda, ao consumo de energia, à geração de resíduos e aos padrões de deslocamento para trabalho e estudo.

Relatório 3: Ferramenta de cálculo: apresenta a ferramenta de cálculo desenvolvida para simular e estimar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de ações, projetos e intervenções que impactam nos setores de Mudança de Uso do Solo, Mobilidade, Consumo energético e Resíduos, auxiliando o planejamento governamental na redução de emissões para o horizonte temporal de 2025 e 2030.

Apêndice: Notas Metodológicas relacionadas com os procedimentos metodológicos, fórmulas de cálculo, fatores de emissão adotados nas diferentes etapas e produtos do Projeto.

Produtos:

Relatório 1 Relatório 2 Relatório 3
Sumário Executivo Apêndice

Dados da pesquisa:

– A ferramenta de Cálculo pode ser acessada na IDE-DF a partir do Geoportal SEDUH ou neste link.

– A ferramenta foi desenvolvida com o software R e seus pacotes survey (LUMLEY, 2004) e srvyr.