26/10/12 às 18h08 - Atualizado em 5/04/23 às 11h51

Segurança Alimentar e Nutricional no Distrito Federal

Índice de pessoas passando fome cai no Distrito Federal

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN) divulgou, no dia 25 de outubro, o estudo “Segurança Alimentar e Nutricional no Distrito Federal”. O trabalho, pioneiro no tema, aponta uma redução à metade na proporção da população do DF em situação de insegurança alimentar grave. O índice de pessoas passando fome saiu de 5,3% do total em 2000 para 2,1% em 2009.

“O salário mínimo dobrou nesse período, aumentando a capacidade da população consumir alimentos. Além disso, houve uma brutal distribuição de renda no país”, afirmou o Diretor de Estudos e Políticas Sociais da CODEPLAN, Osvaldo Russo.  O salário mínimo saiu de R$ 151 em 2000 para R$ 545 em 2010. Nesse período, as famílias, que gastavam R$ 112 com alimentos, passaram a despender R$ 247.

O Secretário de Desenvolvimento Social e de Transferência de Renda do DF, Daniel Seidel, enfatizou a importância da pesquisa realizada pela CODEPLAN como subsídio para a elaboração do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional que está sendo elaborado pelo governo e a sociedade civil.

“Queremos parabenizar a CODEPLAN pela retomada dos estudos, muito importantes para as ações do governo”, ressaltou também a representante  da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Juliane Perini.

A Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedest, Maria de Fátima Carvalho, solicitou à CODEPLAN a realização de outra pesquisa, que aprofunde a atual situação da segurança alimentar no Distrito Federal, no intuito de verificar o cumprimento do objetivo de erradicar a fome até 2014.

O presidente da CODEPLAN, Júlio Miragaya, aceitou a solicitação feita pela subsecretária da Sedest e reforçou o papel dos estudos elaborados pela Companhia. “As pesquisas são importantes porque temos o desafio de saber o que está acontecendo não apenas no Plano Piloto, mas em toda Área Metropolitana de Brasília”, afirmou.

O estudo “Segurança Alimentar e Nutricional no Distrito Federal” foi realizado em cooperação com a Sedest e com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do DF (CAISAN-DF).

Também estiveram presentes à divulgação a Secretária Adjunta da Sedest, Ana Lígia Gomes, o Diretor de Segurança Alimentar da Ceasa, Lucas Orru, representante da Caisan, Roziney Weber, e a Subsecretária de Administração da Sedest, Rossi Araújo.

Reportagem: Mariana Mainenti, Ascom/Codeplan

Foto: Toninho Leite, Ascom/Codeplan