O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) realizou na última quinta-feira (13) o lançamento do “Panorama da Capacitação Profissional no DF”, que irá analisar os cursos e treinamentos da mão de obra, os resultados do mercado de trabalho formal e os efeitos da pandemia e a capacitação e empregabilidade dos jovens, além de recomendar a expansão de cursos no Distrito Federal.
A capacitação profissional é essencial para o desenvolvimento e com a transformação digital. Apesar de sua importância, o Ministério da Educação (MEC), em 2021, apontou que o Brasil capacita apenas 8% dos estudantes do ensino médio, ficando bem abaixo da média (46%) dos países europeus membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
No Brasil, o retorno do ensino técnico é de 21,3 a 24,9%. Ainda assim, os técnicos formados em nível médio correspondem a menos de 6% da mão de obra formal brasileira. No Distrito Federal, segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2021, 31,1% dos jovens não trabalham e não estudam, os famosos nem-nem. Desta forma, o panorama segue as melhores práticas internacionais para o planejamento da capacitação da mão de obra, culminando na análise tanto da oferta da capacitação do DF, feita pelas iniciativas pública e privada, quanto na análise aprofundada dos resultados do mercado de trabalho formal.
Confira aqui a Nota Técnica – Panorama da Capacitação no Distrito Federal
Assista o lançamento do panorama
Acesse a apresentação
Reportagem: Kaszelem Rocha, Assessoria de Comunicação – IPEDF Codeplan
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222