Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/22 às 19h39 - Atualizado em 12/12/22 às 18h30

Lançado sistema online para acompanhamento de jovens no sistema socioeducativo

COMPARTILHAR

Jornada, este é o nome do sistema online que foi lançado na tarde desta quinta-feira (8), na Escola de Governo do GDF, com a assinatura de uma Portaria. Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), para uso da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), o objetivo é informatizar, gerir e acompanhar a trajetória de jovens que cumprem medidas nas unidades de internação do DF.

 

O projeto teve início em 2019 e representa uma construção histórica para o sistema socioeducativo, que abre portas para que outras unidades da federação também possam adotar a ferramenta, possibilitando uma integração nacional dos dados. Dentro do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), O IPEDF também desenvolveu uma pesquisa que traçou o perfil sociodemográfico e atribuições dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo do DF.

 

O sistema Jornada faz parte de um ACT firmado entre o IPEDF e a Sejus-DF. Além disso, a equipe da Subsis foi capacitada por técnicos do Instituto para que possam desenvolver a estrutura do sistema. A mesa de abertura do evento contou com a presença do diretor-presidente do IPEDF, Jean Lima; do secretário-executivo da Sejus-DF, Jaime Santana; da diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do Instituto, Clarissa Schlabitz; e do subsecretário-substituto do Sistema Socioeducativo, Pedro Hott.

 

“É com muito orgulho que a gente desenvolveu esse sistema. A nossa atribuição, antes como Codeplan e agora como IPEDF, é subsidiar as ações dos gestores públicos e por isso fizemos várias parcerias, como essa com a Sejus, pensando em dados indicadores. Esse é um produto muito importante. Ele revoluciona a forma de gestão do sistema socioeducativo e representa um novo instrumento para o Estado, pois traz o perfil dos socioeducandos”, destacou o diretor-presidente Jean Lima.

 

“Foi um projeto realizado a muitas mãos, de desenvolvimento interno e capacitação dos servidores da Sejus. Hoje estamos muito orgulhosos de ver esse processo sistematizado que faz o acompanhamento dinâmico e preciso do sistema socioeducativo dentro das unidades”, explicou a diretora Clarissa Schlabitz.

 

O secretário-executivo, Jaime Santana, destacou que esse foi um dos primeiros projetos que a Sejus atuou em 2019, no início da gestão. “Hoje, é uma honra e alegria ver esse projeto inovador sendo lançado. O DF é o único no país a fazer essa proposta com nossas realidades e características. Um projeto grandioso, pelo qual agradeço cada um que contribuiu até aqui”, finalizou.

 

Foto: Fernando Meira/Sejus-DF

IPEDF - Governo do Distrito Federal

Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080
E-mail: ipe@ipe.df.gov.br
Telefone: 3342.2222