Edital de Chamada Pública busca mestres para análise econômica e sustentável de produtos florestais não madeireiros
O projeto “Caminhos da Restauração: Valoração de Produtos Florestais não Madeireiros do Cerrado” está com inscrições abertas para a contratação de pesquisadores bolsistas. Realizado em parceria pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA) e o Fundo Único do Meio Ambiente (FUNAM), a iniciativa busca compreender o potencial econômico de produtos florestais não madeireiros, como plantas medicinais, óleos essenciais, frutos e sementes, essenciais para as indústrias de alimentos, cosméticos e farmacêuticas.
O edital de Chamada Pública n° 5/2024 oferece uma vaga para mestres em Ciências Econômicas, Desenvolvimento Sustentável, Ciências Florestais, Agronegócio ou áreas correlatas, com foco em temas como economia ambiental, bioeconomia, cadeia de valor de produtos florestais, estimativas de oferta e demanda e projeções econômicas para o setor agroindustrial. O valor da bolsa de pesquisa é de R$ 4 mil. As inscrições devem ser realizadas entre 29 de julho e 12 de agosto no site do IPEDF.
Incentivamos a candidatura de mulheres, pessoas que se identifiquem como LGBTQIA+, negras, indígenas, pessoas com deficiência e de todas as origens e idades. Participe!
O projeto
A iniciativa representa um passo importante para a construção de um futuro mais sustentável e consciente, onde o uso dos recursos naturais se dá de forma equilibrada e em harmonia com o meio ambiente. Para isso, o projeto atuará na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (RIDE-DF), que está totalmente inserida no Bioma Cerrado. A localidade enfrenta desafios relacionados ao avanço da produção agropecuária, o que impacta na provisão de serviços ecossistêmicos responsáveis pela manutenção da água, biodiversidade de fauna, flora e pela sobrevivência humana. Nesse contexto, o estudo busca valorizar os recursos naturais presentes no Cerrado, contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia da região e promovendo a conservação do bioma.
Assim, através da valorização e uso responsável desses produtos não madeireiros, espera-se impulsionar atividades econômicas que sejam compatíveis com a preservação ambiental, proporcionando benefícios tanto para a economia local quanto para a proteção dos ecossistemas. Os resultados apresentados pelo estudo irão orientar políticas públicas, estratégias de manejo e iniciativas de preservação, com foco na promoção da biodiversidade, na conservação do Cerrado e na valorização dos recursos naturais disponíveis na região.
Texto: Kaszenlem Rocha, Ascom IPEDF
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222