12/02/15 às 18h49 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

CODEPLAN apresenta Sistema Informações Estatísticas e Geográficas Automatizado

Técnicos do Governo do Distrito Federal participaram hoje, na ipe, de apresentação sobre o SIGA – Sistema de Informações Estatísticas e Geográficas Automatizado, desenvolvido pela Companhia e em operação desde dezembro último.

Trata-se de uma avançada ferramenta de consulta, agregação e visualização de dados estatísticos. O SIGA é um sistema on line criado para fomentar o uso dos dados produzidos pela ipe, por técnicos, gestores, pesquisadores, estudantes e pela comunidade, em geral.

O sistema possui uma interface simples, que permite que os dados consultados sejam visualizados a partir de tabelas dinâmicas, gráficos ou mapas, o que facilita a análise dos dados. Ele pode ser acessado pelo link http://siga.ipe.df.gov.br/

O evento contou com a participação de diretores e técnicos da Companhia, do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Paulo Salles, do administrador regional do Riacho Fundo II, Vicemar Medeiros, além de técnicos de várias secretarias, das Casas Civil e Militar do DF, das administrações regionais, autarquias e empresas.

O presidente interino da Companhia, Aldo Paviani, ressaltou a importância do sistema para os gestores e pesquisadores, fazendo um convite à plateia que também consultassem as publicações disponíveis no site, que integram o banco de dados do Siga, como a PDAD – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios e PMAD – Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios, de forma a complementar o conhecimento sobre o Distrito Federal e a Área Metropolitana de Brasília.

Paulo Salles, ao reconhecer a iniciativa da ipe em disponibilizar o Siga, ressaltou a importância da Companhia no contexto do atual governo. “Sabemos que ela passou por momentos difíceis mas acreditamos que nesse novo governo, ela terá um papel preponderante, pois, na verdade, um dos compromissos do governador Rollemberg é recuperar a capacidade de planejamento que perdemos há muito tempo”, disse ele, informando que “a partir desse planejamento, faremos um governo voltado para análise dos dados, com definição de metas e objetivos estratégicos, monitoramento e avaliação das nossas ações”.

Finalizando sua fala na abertura do evento, o secretário informou aos presentes o esforço que está sendo realizado no sentido de se unir as capacidades técnicas existentes nas várias instituições do governo na área de geoinformação. “Estamos satisfeitos em participar deste evento porque estamos juntando esforços no sentido de unir uma comunidade ligada à geoinformação, para que todos trabalhem na mesma direção, aproveitando nossas capacidades técnicas instaladas e evitando a sobreposição de esforços e trabalhos”, concluiu ele.

Texto: Nilva Rios
Fotos: Toninho Leite