24/06/24 às 16h21 - Atualizado em 24/06/24 às 16h21

Distrito Federal reduz desemprego e aumenta rendimento médio em maio

Apesar de desafios setoriais, os resultados trazem otimismo ao mercado de trabalho local

Em maio de 2024, a taxa de desemprego total no Distrito Federal (DF) registrou uma queda significativa, alcançando 15,3%, conforme indica a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) apresentada na manhã de hoje (24) pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Este resultado corresponde ao recuo de 0,4 ponto percentual, em relação ao mês anterior. O quadro mensal decorreu da retração da taxa de desemprego aberto (-O,5 p.p), situada em 13,1% em maio, e da ligeira oscilação do desemprego oculto, cujo patamar ficou em 2,2%.

Por outro lado, a Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) apresentou um cenário diferente, com um aumento de 0,3 p.p. na taxa de desemprego, que fechou o mês em 18,3%. Essa discrepância ressalta a diversidade das condições econômicas dentro do DF.

No mesmo período, a População Economicamente Ativa (PEA) diminuiu em 9 mil pessoas, enquanto o número de pessoas ocupadas no DF reduziu em mil unidades, totalizando 1,449 milhão. Apesar dessa redução geral, houve setores que apresentaram crescimento no número de trabalhadores. O setor de Serviços adicionou mil trabalhadores, a Construção empregou mais 2 mil pessoas e a Indústria e Transformação contratou 3 mil novos trabalhadores. Em contrapartida, o setor de Comércio e Reparação sofreu uma perda de 5 mil empregos.

Os assalariados no setor público aumentaram em 0,6%, os trabalhadores autônomos cresceram 0,8% e os empregados domésticos tiveram um expressivo aumento de 13,3%. Contudo, houve redução nas demais posições de emprego.

No que diz respeito aos rendimentos médios reais, houve um aumento de 3,6% para os assalariados do setor privado com carteira assinada, enquanto o setor público viu uma redução de 1,4%. Por setor de atividade, os rendimentos médios reais cresceram 4,6% nas atividades de Comércio e Reparação e 2,1% nos Serviços.

Em suma, o mercado de trabalho do Distrito Federal em maio continuou apontando um quadro de mostrou sinais de estabilidade, mas com nítido viés de melhora, demonstrado pela com uma leve queda na taxa de desemprego geral e um aumento notável nos rendimentos médios em setores chave, apesar das variações setoriais e regionais. A redução da taxa de desemprego aberto e o crescimento significativo no número de empregados domésticos são destaques positivos, reforçando uma perspectiva otimista para o mercado de trabalho local.

Confira os boletins PED-DF e PED-PMB.