Por que algumas pessoas obtêm resultados positivos em suas vidas enquanto outras não? Foi assim que a palestrante coach, psicóloga organizacional, Carla Ribeiro iniciou na tarde de 30 de agosto, na ipe, a palestra motivacional.
E para responder a essa pergunta, Carla disse que estudou vários autores. “Para caminhar nessa direção é preciso falar sobre mudança, observar o Gap (lacuna) existente entre o onde a pessoa se encontra e aonde quer chegar. A sua escolha é que vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, pois desafio é aprender, e aprender é um processo”, destacou Carla.
Entre os pontos abordados pela palestrante estão o reconhecimento e a reflexão sobre o que está acontecendo para que haja uma transformação. Esses elementos fazem parte do primeiro passo para uma vida nova. E, ainda, ser consciente dos pensamentos que permeiam o subconsciente, observar as rotinas, as emoções conectadas ao passado são pontos importantes para a ressignificação da vida.
A palestrante afirmou que muitas pessoas vivem biologicamente no passado. Ela citou o princípio da neurociência que, ao se adotar um comportamento, deve-se prestar atenção ao que se está vivendo, porque tudo fica registrado na memória não só do corpo físico mas, também, da mente, daí a dificuldade em romper com os laços do passado, incluindo dores, sofrimentos, mágoas. “As emoções positivas liberam novas conexões neurais. Para mudar, deve-se ter visão de futuro, foco, e isso se chama revolução”, acrescentou. A boa notícia, segundo Ribeiro, o hoje, o aqui e agora é que vão determinar o futuro. É o agir, não importando o passado, e, fazendo isso, é possível dar um salto qualitativo para a transformação.
Reportagem: Eliane Menezes, da ipe
Fotos: Toninho Leite, da ipe
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222