11/07/18 às 18h06 - Atualizado em 3/06/24 às 16h41

Competências

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, órgão responsável tem como objetivos de promover e disseminar informações sociais, econômicas, cartográficas, demográficas, georreferenciadas, geográficas, urbanas, rurais, regionais e ambientais para o Distrito Federal e

prestar suporte na formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

As competências estão definidas no artigo 3º do Anexo Único do Decreto nº 43.977, de 1º de dezembro de 2002 que aprova o Regimento Interno do IPEDF Codeplan (https://dflegis.df.gov.br/ato.php?co_data=44932&p=decreto-43977-de-1%C2%B0-de-dezembro-de-2022)

A Estrutura do IPEDF Codeplan é assim composta:

Presidência – unidade orgânica de direção superior, responsável pela gestão do IPEDF Codeplan.

Gabinete – coordena, executa e assiste à Presidência nos assuntos técnico e administrativo.

Assessoria de Comunicação – promove a comunicação e divulgação institucional.

Assessoria Jurídico-Legislativa – promove o assessoramento e consultoria nos assuntos de natureza jurídica.

Unidade de Controle Interno – coordena e executa os assuntos atinentes à defesa do patrimônio do IPEDF Codeplan, ao controle interno, à auditoria, à correição, ao acompanhamento das ações exercidas no IPEDF Codeplan pelos Órgãos de Controle Interno e Externo, e ao incremento da transparência da gestão.

Unidade Planejamento – coordena e assessora o planejamento estratégico, implementação da gestão de riscos.

Ouvidoria – integrante do Sistema de Gestão de Ouvidoria Geral do Distrito Federal.

Diretoria de Administração Geral – unidade orgânica de direção, planeja, coordena e supervisiona a execução das atividades voltadas a gestão de licitações, contratos e convênios, de gestão e desenvolvimento de pessoas, de gestão predial e patrimonial, de transporte, de serviços gerais, das operações econômicas, orçamentárias, financeiras e contábeis, de gestão de tecnologia da informação e de suporte tecnológico.

Diretoria de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais – unidade orgânica de direção responsável pelos estudos, pesquisas, monitoramento e avaliações de políticas ambientais e de gestão do território.

Diretoria de Estudos e Políticas Sociais – unidade orgânica de direção responsável pelos estudos e pesquisas, monitoramento e avaliações de políticas sociais.

Diretoria de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas – unidade orgânica de direção responsável pelos estudos e pesquisas socioeconômicas, de avaliação de políticas socioeconômicas e de desenvolvimento econômico, de mensuração, acompanhamento e projeção de agregados econômicos do Distrito Federal, da Região Integrada do Distrito Federal e Entorno – RIDE e de outras áreas de influência e demais ações necessárias ao cumprimento da missão institucional do IPEDF Codeplan.

Atualizado em junho/2024