7/03/13 às 19h16 - Atualizado em 4/04/23 às 16h11

Codeplan divulga estudo sobre participação feminina no mercado de trabalho no DF

O estudo “Mulheres do Distrito Federal e o mercado de trabalho”, divulgado hoje pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), aponta que ainda existem grandes desigualdades entre os sexos. Enquanto somente 43,2% das mulheres de 10 anos ou mais de idade estão ocupadas em trabalhos remunerados ou em busca de trabalho, 62,8% dos homens estão nessa condição. É grande também a diferença entre o rendimento médio mensal de mulheres e homens: as mulheres recebem, em média, 82% do rendimento dos homens.

“Em todas as 30 regiões administrativas analisadas as mulheres têm condições piores do que as dos homens em relação à empregabilidade e ao rendimento”, constatou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya. “É a igualdade da desigualdade. Ela está em todas as classes sociais”, afirmou o diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, Osvaldo Russo.

Entretanto, os dados indicam que melhores níveis de escolaridade contribuem para a inserção no mercado de trabalho e para redução de diferenças entre mulheres e homens. O mercado de trabalho está absorvendo a grande maioria das pessoas, mulheres ou homens, que estão dispostas a trabalhar, devido, em parte, ao desenvolvimento econômico e à efetividade das políticas públicas de geração de emprego e renda.

“Mas ainda é preciso investigar mais profundamente as causas das diferenças que ainda persistem de modo a contribuir de forma efetiva no delineamento de políticas públicas voltadas para abolir a discriminação e reduzir a desigualdade de gênero, estabelecendo relação mais igualitária entre homens e mulheres no mercado de trabalho”, afirma a coordenadora do estudo, Virgínia Fava.

O trabalho, realizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, mostra as mudanças ocorridas na força de trabalho feminina em comparação com a masculina, no Distrito Federal, no período de 2001 a 2011, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE). Apresenta também as características do mercado de trabalho para ambos os sexos por Região Administrativa, tendo como referência a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios 2011 (PDAD/Codeplan).

“Gostaria de destacar a importância do trabalho que a Codeplan vem realizando, ao levantar dados e produzir indicadores. O que as estatísticas revelam é a situação de desigualdade entre homens e mulheres. Olha para estas estatísticas é ver a necessidade de construir a igualdade de gênero”, destacou a secretária de Estado da Mulher do DF, Olgamir Amância.

A divulgação do estudo integra o projeto “Março Mulher”, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.

Veja a integra do estudo: As mulheres do DF e o mercado de trabalho

Reportagem: Eliane Menezes e Mariana Mainenti Gomes, Ascom/Codeplan
Foto: Toninho Leite, Ascom/Codeplan