25/06/24 às 13h20 - Atualizado em 26/06/24 às 14h59

Educação inclusiva no Distrito Federal

Data: Junho/2024

A pesquisa Educação inclusiva no Distrito Federal: O papel dos/as Educadores/as Sociais Voluntários/as” buscou compreender a figura do Educador Sociais Voluntário, seus incentivos para o ingresso e permanência no programa, além dos desafios para o desempenho da função. Os dados foram coletados através da realização de survey e grupos focais com educadores/as sociais voluntários/as e entrevistas com gestores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e com diretores de escolas públicas.

O Programa Educador Social Voluntário é recente e não há muitas evidências científicas sobre a implementação dessa política pública. Entender quem é esse ator pouco explorado pela literatura científica permitirá aprimorar políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Link da notícia:

Pesquisa revela perfil de educadores sociais voluntários do Distrito Federal

Apresentação no Youtube:

Produtos:

Relatório (junho/2024) Sumário Executivo (junho/2024)

IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Educação inclusiva no Distrito Federal: O papel dos/as Educadores/as Sociais Voluntários/as. Relatório. Brasília: IPEDF, 2024.

IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Educação inclusiva no Distrito Federal: O papel dos/as Educadores/as Sociais Voluntários/as. Sumário executivo. Brasília: IPEDF, 2024.