26/06/23 às 15h31 - Atualizado em 11/08/23 às 18h28

Investimentos no carnaval: quais os retornos mensuráveis do carnaval do Distrito Federal?

Data: Junho/2019

A partir da demanda da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, as Diretorias de Estudos e Políticas Sociais (DIPOS), Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (DIEPS) e Estudos Urbanos e Ambientais (DEURA) da Codeplan realizaram uma pesquisa denominada: Investimentos no Carnaval: quais os retornos mensuráveis do Carnaval do Distrito Federal?, composta por quatro estratégias. Este relatório apresenta os resultados da estratégia desenvolvida por meio da realização de entrevistas com os proponentes dos eventos realizados no Carnaval de 2019.

Foram feitas 34 entrevistas semiestruturadas com responsáveis por eventos fomentados por meio do Edital de Chamamento Público no 19/2018 – Carnaval 2019. As entrevistas foram organizadas em quatro eixos temáticos: (1) identificação do bloco; (2) história e simbologia do grupo; (3) aspectos econômicos; e (4) avaliação da política e do evento do Carnaval 2019. As conversas foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas por meio de análise de narrativas. As entrevistas indicam que boa parte dos blocos foi criada nos últimos cinco anos, concentram-se no Plano Piloto e apresentam grande diversidade musical. Nos blocos criados recentemente, foi perceptível maior preocupação com a diversidade de públicos, para crianças, mulheres e LGBTs. O vínculo com o território e a preocupação com a comunidade do entorno está presente com maior frequência nos blocos que se apresentam fora do Plano Piloto. Quanto aos aspectos econômicos, a maior parte do orçamento financeiro dos blocos era predominantemente proveniente de recursos do Edital e de recursos próprios. A avaliação geral da política para o Carnaval praticada em 2019 foi positiva, mas algumas ressalvas foram feitas durante as entrevistas e podem ser classificadas em três grandes grupos: aspectos burocráticos, financeiros e de diálogo com os produtores.

Os serviços públicos envolvidos na realização dos eventos de carnaval foram, em geral, bem avaliados. Foram identificadas reclamações sobre a desconexão entre eles e a consequente necessidade de o proponente se deslocar para protocolar documentos. Entre os pontos de melhoria identificados estão: melhoria na coordenação e articulação entre a Secec e demais órgãos envolvidos; melhoria no diálogo da Secec com os blocos, bem como os aspectos burocráticos, financeiros e de planejamento para a realização do evento..

Produto da pesquisa:

Relatório

CODEPLAN – COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. Pesquisa Investimentos no Carnaval: Quais os retornos mensuráveis do carnaval do Distrito Federal? Análise das entrevistas com representantes dos blocos de carnaval de rua fomentados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa em 2019. Relatório de pesquisa. Brasília: Codeplan, 2019.