Data: Junho 2023
Resumo:
No Brasil, historicamente, as crianças e adolescentes de baixa renda foram atendidos por políticas públicas voltadas para o controle e a repressão (ARIÉS, 1981; PRIORE, 2013; LIBARDI & CASTRO, 2017; RIZZINI & RIZZINI, 2004). Somente a partir da década de 1990, com a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), as políticas públicas voltadas para esse público passaram a ser orientadas para proteger o seu desenvolvimento físico, psicológico e mental. Atualmente, o atendimento tem como principal objetivo promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, para garantir sua proteção integral. Considerando a realidade dos serviços de acolhimento do Distrito Federal, este estudo apresenta um Diagnóstico dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes no DF contemplado em 4 (quatro dimensões, sejam elas: 1) recursos humanos; 2) infraestrutura e espaços mínimos sugeridos; 3) gestão da entidade; e 4) metodologia do trabalho desenvolvido. Busca-se contribuir não para a qualificação dos serviços oferecidos. Para realização do estudo foram utilizadas três estratégias: i) analisou-se documentos produzidos entre 2019 e 2022, disponibilizados pela Sedes/DF; ii) realizaram-se visitas a todas as instituições que prestam serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes no DF. Durante essas visitas a equipe realizou uma observação sistematizada, por meio de instrumentos pré-definidos; e iii) foram realizadas entrevistas com os gestores de parceria da Sedes/DF e das unidades e grupos focais com gestores e trabalhadores.
Produto da pesquisa:
Relatório | ||
![]() |
Como citar:
IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Diagnóstico dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes no Distrito Federal. Relatório de pesquisa. Brasília: IPEDF, 2023.
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222