31/03/23 às 16h44 - Atualizado em 19/10/23 às 14h33

Data: Maio/2016

Este trabalho buscou realizar uma pesquisa exploratória a respeito da comunidade cigana no Distrito Federal. A partir de um breve levantamento das suas origens e tradições presentes na literatura, dos dados do Cadastro Único de Políticas Sociais e de entrevistas com membros das etnias Ron e Calon, tentou-se compreender melhor a dinâmica dessa comunidade invisibilizada pela sociedade e identificar as suas principais demandas por políticas públicas. O Cadastro Único aponta os ciganos como um povo com profundas vulnerabilidades sociais, tanto nos aspectos domiciliares quanto nos aspectos pessoais. Com relação aos aspectos qualitativos, os resultados do trabalho mostraram a preocupação dos seus membros em não se permitir que as tradições pereçam, a constante realidade de convivência com o preconceito e, vinculada a isso, a demanda por inclusão social. A presença dos ciganos nas mais diversas atividades econômicas, instituições, crenças e faixas de renda, bem como sua diversidade étnica, enaltece a heterogeneidade desse povo. A ausência de unicidade na representação e a diversidade das demandas são identificadas como o grande desafio para o desenho de políticas públicas que visem a conciliar medidas de combate à desigualdade aos mecanismos que garantam seus direitos como comunidade tradicional. Destaca-se a escassez de dados oficiais disponíveis para estudos voltados aos povos ciganos.

Link para notícia:

Codeplan apresenta estudo sobre população cigana no DF

Produto da pesquisa:

Texto para Discussão

CODEPLAN – COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. Invisibilidade e preconceito – um estudo exploratório dos ciganos no Distrito Federal. Texto para discussão. Brasília: Codeplan, 2016.