3/11/22 às 17h18 - Atualizado em 4/11/22 às 16h43

Conservação Ambiental

Conservação ambiental significa preservar todos os componentes do meio ambiente em boas condições, ou seja, ecossistemas, comunidades e espécies. Um meio ambiente equilibrado oferece uma grande variedade de serviços ecossistêmicos que podem ser usados, direta ou indiretamente, pela população humana, como, por exemplo: a proteção da água e dos recursos do solo, o controle climático, a ciclagem dos resíduos humanos e a produtividade dos ecossistemas que fornecem produtos animais ou vegetais. Ela é importante para a sobrevivência de todas as espécies, inclusive a conservação ambiental. Também está associada ao bom funcionamento do meio ambiente e das suas relações, e está ligada à preservação de biomas nacionais.

A conservação implica em uso racional de um recurso qualquer, ou seja, em adotar um manejo de forma a obter rendimentos garantindo a auto sustentação do meio ambiente explorado. Já a preservação, apresenta um sentido mais restrito, significando a ação de apenas proteger um ecossistema ou recurso natural de dano ou degradação, ou seja, não o utilizar, mesmo que racionalmente e de modo planejado.

Confira as boas práticas no âmbito da Conservação Ambiental:

Projeto Jardins de Mel – Prefeitura de Curitiba