(12/05/2005 – 15:00)
A Central Única de Atendimento Telefônico do GDF – Seaci, operacionalizada pela CODEPLAN, iniciou, no último dia 26, a divulgação das informações pertinentes ao empréstimo junto ao Fundo para Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal – FUNGER/DF. A operação é efetuada através da Central 156, Opção “5”, por meio da qual os interessados poderão obter todas as coordenadas evitando deslocamentos e gastos desnecessários. A Central disponibiliza para essa demanda 15 posições de atendimentos e 40 operadores. Ontem, dia 11, a Secretaria de Trabalho começou a efetuar as inscrições dos interessados, diretamente nas agências do Trabalhador.
Gerenciado pela Secretaria de Trabalho, o FUNGER/DF é um programa de microcrédito que disponibiliza empréstimos e financiamentos, especialmente para aqueles empreendedores que têm dificuldade de acesso ao sistema financeiro. O programa tem ainda como objetivo contribuir para a redução do índice de desemprego e elevar os níveis de ocupação e renda da população do Distrito Federal, alavancando a economia local.
O Fundo é destinado para os micros e pequenos produtores urbanos ou rurais, artesãos, prestadores de serviços autônomos, feirantes e demais empreendedores do setor informal, tais como: – Cooperativas ou formas associativas de produção de trabalho; – Micro empresas e empresas de pequeno porte, além dos recém formados – nível médio ou superior com até três anos de formado – que desejam atuar na área de formação. Para tanto, basta ser maior de 18 anos, morar no DF a mais de três anos; exercer a atividade a mais de seis meses; não ter restrições cadastrais como Serasa e SPC e apresentar avalista também sem restrições, com renda correspondente a três vezes o valor da prestação do financiamento. Esse programa não é destinado para pagamento de dívida ou encargos financeiros; recuperação de capital de administração; gastos gerais de administração, aquisição de terrenos, unidades já construídas ou em construção, entre outras.
Os interessados em obter o financiamento deverão procurar uma das 14 Agências do Trabalhador no Distrito Federal, mais próxima de sua residência, com os seguintes documentos: Pessoa Física – CPF e RG, se casado CPF e RG do cônjuge. Pessoa Jurídica – Contrato Social e CPNJ, CPF e RG do proprietário e dos sócios, dentre outros. Todas as inscrições serão analisadas pelo Comitê de Crédito do Fundo para aprovação. Aceita a proposta, o candidato receberá o crédito pleiteado no prazo de 15 dias.
O FUNGER/DF, criado pela Lei Complementar nº 704, de 18 de janeiro de 2005, e regulamentado pelo Decreto 25.745, de 11 de abril de 2005, é constituído por dotações orçamentárias, receitas de aplicações que o constituem e outras receitas. É administrado por um Conselho de Administração, que tem como presidente o Secretário de Trabalho do DF, e dispõe de um crédito no valor de R$ 25 milhões. O FUNGER conta, também, com a parceria do Sebrae para qualificar os participantes do programa como empreendedores e capacitá-los para gerenciamento de negócios; a EMATER/DF para desenvolver o programa nas áreas rurais e o Banco de Brasília – BRB, como agente financeiro.
Os limites do financiamento são de até R$ 10 mil para pessoa física, até 20 mil para pessoa jurídica e até 50 mil para cooperativas ou associações, dos ramos de trabalho e produção. Cada empreendedor terá o prazo de pagamento de 24 meses, com carência de seis meses, com juros de 6% ao ano mais TJLP.
Mais informações pelo telefone 156, Opção 5, de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, e nos finais de semana e feriados de 8h às 18h.
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222