Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/13 às 18h52 - Atualizado em 29/10/18 às 12h00

CODEPLAN realiza treinamento para a PMAD

COMPARTILHAR

Em parceria com prefeituras, CODEPLAN inicia pesquisa de campo na quinta-feira

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN) conclui amanhã a formação da primeira turma de agentes de coleta da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio (PMAD). Os pesquisadores, provenientes de
11 municípios do Entorno Metropolitano, começam a ir a campo na quinta-feira, 14.03.

A PMAD irá traçar o perfil dos municípios que compõem o Entorno Metropolitano, servindo de subsídio para o delineamento de políticas públicas pelos governos de Goiás e do Distrito Federal, de forma integrada.

O primeiro treinamento, iniciado ontem, foi dedicado aos municípios de Padre Bernardo, onde serão visitados 8.042 domicílios, Luziânia (49.847 domicílios), Santo Antônio do Descoberto (17.892 municípios) e Cristalina (10.984). O treinamento acontece em três etapas, com as próximas turmas marcadas para de 18 a 20 de março e 15 a 17 de abril.

O curso foi inaugurado pelo presidente da CODEPLAN, Júlio Miragaya. “É preciso que o pesquisador esteja uniformizado e com crachá para facilitar o trabalho com a comunidade”, afirmou Miragaya.

O professor Aldo Paviani, assessor da Presidência da CODEPLAN, também fez uma apresentação, a respeito da Área Metropolitana de Brasília. Iraci Peixoto, coordenadora do treinamento, falou aos presentes sobre as etapas, os vários tipos de uma pesquisa, a postura de um pesquisador, o cuidado que se deve ter na abordagem, observando o nível de escolaridade dos entrevistados, além da segurança pessoal.

Na PMAD, a exemplo do que ocorre com a PDAD – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, os pesquisadores trabalharão com a pesquisa de campo domiciliar, cobrindo 273.047 domicílios urbanos, colhendo a amostra total de 8.750. A metodologia tem como base o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), que é produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Texto: Eliane Menezes
Foto: Toninho Leite

IPEDF - Governo do Distrito Federal

Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080
E-mail: ipe@ipe.df.gov.br
Telefone: 3342.2222