Governo do Distrito Federal
30/08/13 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

CODEPLAN identifica cinco novos potenciais municípios na AMB

COMPARTILHAR

Estudo divulgado pela CODEPLAN mostra que devem ser criados na Área Metropolitana de Brasília (AMB) mais cinco municípios. De acordo com o Projeto de Lei Complementar nº 416/2008, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e em análise no Senado, localidades do Centro-Oeste que possuem mais de 6 mil habitantes poderão se emancipar.

“Cinco localidades da nossa região se enquadram no novo critério: Jardim Ingá, em Luziânia; Campos Lindos, em Cristalina; Jardim ABC, na Cidade Ocidental; Monte Alto, em Padre Bernardo; e Girassol, em Cocalzinho de Goiás”, afirmou o presidente da CODEPLAN, Júlio Miragaya, ao apresentar o estudo “Possíveis impactos do PLC Nº 416/2008 (criação de novos municípios) na Área Metropolitana de Brasília”.

Se aprovado até o início de outubro pelo Senado, o projeto de lei complementar irá possibilitar que a situação desses municípios já se modifique a partir das eleições de 2014.

“Em Luziânia, já começamos a coletar assinaturas para a constituição do município do Jardim Ingá, proposta que conta com o apoio de toda a população”, relatou o vice-prefeito de Luziânia, Didi Viana.

Segundo Miragaya, a população desses possíveis novos municípios varia entre 8 mil e 70 mil habitantes, mas todos mantêm forte dependência do mercado de trabalho do Distrito Federal, assim como dos equipamentos públicos nas áreas de saúde e de educação.
“A emancipação desses municípios será positiva para todos: eles passarão a receber recursos do governo federal e investir em equipamentos públicos; de forma que a população não necessite buscar os serviços públicos do Distrito Federal”, disse o presidente da CODEPLAN.

“O governador Agnelo Queiroz possui uma sensibilidade diferenciada para a importância de que, por meio da CODEPLAN, tenhamos dados que possibilitem o planejamento integrado da região”, afirmou o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, Arquicelso Bites.

O chefe do escritório do IBGE em Brasília, Silvio Santos, lembrou que o impacto do que acontece nos municípios vizinhos é muito grande no Distrito Federal. “O nosso Entorno, a vida em comunidade, também apresenta desafios ao IBGE”, acrescentou.

O presidente da Emater, Marcelo Piccinn, destacou a importância do planejamento integrado também para a agricultura. “Do ponto de vista do abastecimento alimentar essa região também é única; o que consumimos depende da produção desses municípios”, disse.

Piccinn elogiou a Companhia pela realização do estudo. “O Júlio Miragaya tem sido aguerrido no sentido de colocar a CODEPLAN, que é uma empresa tão importante e estratégica, a serviço da região metropolitana”, afirmou.

Também presente ao evento, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) defendeu que sejam criadas “cidades industriais” na Área Metropolitana de Brasília, propiciando o desenvolvimento de toda a região. “Hoje, o Entorno é visto como a Faixa de Gaza, porque é terra de ninguém: o DF não pode cuidar e Goiás não cuida. Gostaria de parabenizar o Júlio Miragaya e a CODEPLAN pelo trabalho que vem sendo realizado em direção ao planejamento integrado da região”, afirmou.

O titular da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, concorda que o caminho para o desenvolvimento é a industrialização, além da melhoria da infraestrutura logística. “Como é bom ver a CODEPLAN voltando a ser CODEPLAN com ‘C maiúsculo’, auxiliando o governo e a sociedade no planejamento e nas pesquisas”, elogiou.

Confira o estudo, na íntegra, aqui.

Texto: Mariana Mainenti Gomes
Foto: Toninho Leite 

IPEDF - Governo do Distrito Federal

Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080
E-mail: [email protected]
Telefone: 3342.1105/3342.2222