(20/04/2012 – 16:43)
A Secretaria de Estado da Mulher e a CODEPLAN lançaram dia 19/04/2012 o Disque Combate à Violência contra a Mulher, por meio da central 156 (opção 6), um canal telefônico de atendimento a mulheres vítimas de violência. O serviço conta com três linhas exclusivas e seis atendentes treinadas para oferecer orientações e informações sobre todos os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
“O Disque 156 (opção 6) nasceu de uma demanda da secretária da Mulher, que nos procurou em busca de uma orientação às mulheres que se sentem constrangidas em ir a algum lugar para denunciar seus agressores, explicou Ivelise Longhi, presidente da CODEPLAN.
A CODEPLAN é a responsável pelo Disque 156, a central de atendimento do Governo do Distrito Federal, que funciona desde 1984. Além de implementar a nova opção de contato, a Companhia disponibilizou dados sobre o DF, fruto de pesquisas como a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD). Um dos índices medidos pela CODEPLAN é a porcentagem de mulheres no DF, que é hoje de 52%.“Temos buscado o foco no planejamento, gerando índices e dados para propor políticas públicas mais adequadas à população”, destacou a presidente Ivelise Longhi.
A primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, representou o governador Agnelo Queiroz e destacou a importância da iniciativa. “Sou médica ginecologista e, como tal, atendi várias mulheres vítimas deste problema. É triste saber que elas têm grande dificuldade de fazer a denúncia porque, muitas vezes, o agressor era seu companheiro”, enfatizou. “Percebi que os danos psicológicos acabam sendo maiores que os físicos”, acrescentou a primeira-dama. Ela ainda reforçou que são algumas das prioridades da atual gestão reduzir os índices de violência contra a mulher e garantir atendimento integral a elas.
“A intenção da central de atendimento é responder às demandas da mulher vítima de violência no DF”, reforçou a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira. “É evidente o compromisso do Governo do Distrito Federal na articulação dos equipamentos públicos responsáveis por essa questão.”
Funcionamento – A central telefônica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos fins de semana e feriados, das 8h às 18h. Nos demais horários, uma gravação informa o telefone da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e orienta a vítima a procurar a delegacia mais próxima. A central registra o número e a localidade de onde veio a ligação e profissionais do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres retornam a chamada. Esses dados são mantidos em sigilo. O serviço começou a funcionar em 30 de março e já conta com uma média de dois atendimentos por dia. Por enquanto, só aceita ligações de telefones fixos.
O DF conta, atualmente, com nove núcleos de atendimento à vítima de violência e dois centros de referência, além da Casa Abrigo. Todos os serviços contam com equCODEPLANs multidisciplinares formados por psicólogos e assistentes sociais.
Foto: Gustavo Fernandes
Agência Brasília
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.1105/3342.2222