2/06/11 às 20h39 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54
(02/06/2011 – 17:39)
A CODEPLAN divulgou nesta manhã os novos dados socioeconômicos para a Região Administrativa do Gama, região antiga e consolidada. Em 2011, apresentou um contingente populacional de 127.121 habitantes, registrando uma população envelhecida, haja vista uma participação menor do grupo de 0 a 14 anos em relação à média do Distrito Federal como também em relação às demais regiões já pesquisadas. E, em contraste, uma participação média de idosos superior à registrada no DF como um todo.
A maior parte da população é constituída por mulheres. A razão de sexo, que é expressa pelo número de homens para cada 100 mulheres, é de 90,7, abaixo da registrada no Distrito Federal (90,7). Mostra, portando, uma distribuição desequilibrada na razão de sexo, uma vez que há uma participação proporcional bem menor dos homens, em relação às mulheres.
Quanto à escolaridade da população total do Gama, a maior participação concentra-se na categoria dos que tem o ensino fundamental incompleto, cabendo salientar que mais de 1/3 desse contingente são estudantes na faixa etária adequada. O ensino médio completo é a segunda escolaridade com maior representatividade na localidade.
O tipo de residência predominante na região é a casa em alvenaria, sendo que mais de 2/3 são próprias, com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário por rede geral e serviço de limpeza urbana praticamente universalizados nos domicílios.
Gama é uma Região Administrativa que oferece 41,0% dos postos de trabalho aos seus moradores, mas grande parte de seus residentes trabalham na RA Brasília. A atividade remunerada da população urbana é mais voltada para o funcionalismo público do GDF e do Governo Federal e para o comércio com empregados com carteira de trabalho assinada.
Esses e outros dados podem ser conferidos neste site, em Publicações Técnicas – Pesquisas Socioeconômicas.