O presidente da CODEPLAN, Julio Miragaya, apresentou nesta quinta-feira (17) as impressões e relatos da viagem técnica feita a Bruxelas e Berlim, como integrante das Subcomissões “Centro Financeiro Internacional” e “Área Metropolitana de Brasília”, dentro do projeto Brasília 2060.
O intuito da viagem foi observar o funcionamento das cidades visitadas nas mais diversas vertentes, como transporte, sistema de saúde, dinâmica econômica e gestão pública. Esse intercâmbio, segundo Miragaya, é essencial para a discussão do planejamento urbano em Brasília.
Em Berlim, Distrito Federal alemão, existe uma região metropolitana com cidades circunvizinhas pertencentes a outra unidade federativa, o Estado de Brandemburgo, realidade similar à de Brasília, que tem sua periferia metropolitana composta de 12 municípios do Estado de Goiás. O que chama a atenção é a disparidade entre o funcionamento da região alemã em comparação com a nossa. Por lá, o modelo de gestão em parceria entre “Cidade-Estado” possibilita um menor desnível socioeconômico. O transporte público funciona bem, com todos os cidadãos metropolitanos possuindo acesso rápido e barato à Capital. Também o setor de serviços em Berlim tem uma dimensão e complexidade não encontradas em Brasília, sobretudo, nas áreas cultural e de comunicações.
Julio Miragaya ressaltou que essa estrutura não foi erigida da noite para o dia, visto que Berlim vem se modernizando há mais de um século. Mas que a lição é válida: nunca é tarde para se recomeçar.
Texto: Júlio Poloni
Foto: Toninho Leite
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: [email protected] Telefone: 3342.1105/3342.2222