A CODEPLAN divulgou na tarde de hoje (19) uma Nota Técnica da Área Metropolitana de Brasília (AMB). Foram apresentados dados e mapas salientando aspectos geográficos, econômicos e sociais da região.
O objetivo do trabalho é fundamentar a existência de uma dinâmica metropolitana entre Brasília e os municípios goianos adjacentes, visando estabelecer o conceito de Espaço Metropolitano de Brasília.
Segundo o presidente da CODEPLAN, Júlio Miragaya, tornar a AMB um espaço institucionalizado e traçar caminhos para que ela seja viabilizada sob o ponto de vista geopolítico, administrativo e econômico são desafios da gestão pública. Estas, segundo ele, são importantes premissas para um desenvolvimento do conjunto urbano com equidade social.
Aldo Paviani, geógrafo da CODEPLAN e um dos responsáveis pela elaboração da Nota Técnica, enfocou a necessidade de um planejamento diferente para a AMB, que enxergue a região como um espaço urbano integrado. Para ele, os municípios goianos da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) precisam de soluções em infraestrutura e ter “vida própria”, sem tanta dependência do DF.
O estudo também analisa a mobilidade interurbana; estabelece critérios para classificação de municípios como metropolitanos; propõe o reconhecimento do Espaço como escala de planejamento metropolitano; e indica os parâmetros para sua delimitação.
O evento, além de técnicos da Empresa, teve a participação dos professores Ana Maria Nogales, Benny Schvarsberg, Luiz Fernando Bessa e Renata Calaça, da UnB, que debateram acerca da importância da gestão integrada da AMB.
Acesse a Nota Técnica aqui.
Texto: Júlio Poloni
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: [email protected] Telefone: 3342.1105/3342.2222