O IPEA, juntamente com o PNUD e a FJP divulgaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das unidades federativas e dos municípios do Brasil em 2010. Mais uma vez o Distrito Federal apresentou o melhor índice entre as 27 unidades da federação, tendo sido a única classificada como IDH muito alto.
A ipe divulgou nesta manhã estudo no qual revela que o componente que mais distancia o DF das demais unidades federativas é a renda, muito embora seja a que menos impactou a elevação do IDH desde 1991.
Em relação à comparação com os municípios da Área Metropolitana de Brasília, os números comprovam o enorme fosso que separa o DF desses municípios, particularmente em relação aos indicadores de renda e educação.
Como aspecto positivo, contudo, deve-se destacar que quatro entre os doze municípios metropolitanos enquadram-se como de IDHM alto, com os demais apresentando IDH médio, não havendo, portanto, nenhum classificado como de IDHM baixo ou muito baixo.
Veja a íntegra do estudo: IDHM DF e AMB
Texto: Ascom
Foto: Toninho Leite
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: [email protected] Telefone: 3342.1105/3342.2222